29/09/2011

Sou contra a construção da Usina Belo Monte


E sim, sou mesmo! 
Para quem não sabe o que é esse projeto e as razões pelas quais milhares de pessoas estão lutando contra essa construção eu vos explicarei. 

O Projeto Belo Monte visa a construção de uma Usina Hidrelétrica que ocuparia um trecho de 100 quilômetros do Rio Xingu (que fica no Pará).  Não é que secarão essa parte do rio, mas obrigatoriamente será mantido um nível minimo de agua controlado pelo Hidrograma Ecológico do Trecho de Vazão Reduzida, que estipula o suficiente para não prejudicar a navegação e vida aquatica. Até aí, tudo ótimo, nota 10. Um belo projeto que gerará muitas vagas de emprego e que "não" prejudica a natureza. Mas esqueceram-se de um detalhe, um "pequeno" detalhe que é facil de passar desapercebido (ah claro): ocorreria a inundação de 400.000 hectares de terra  o que deixaria sem habitação 40.000 indigenas e populações que ocupam o local além de destruir habitat de várias espécies de animais. Pouca coisa né? Bom, pelo menos é isso que parece aos olhos de nossa presidente Dilma e de outros parlamentares que apoiam esse projeto. 
O lado bom é que gerará cerca de 750000 vagas de empregos, mas o lado ruim é alterará a vida de 40000 familias que vivem há muito tempo naquele local. Pior é que existem muitas outras opções de geração de energia eletrica, que não prejudicaria ninguem , um belo exemplo é investir mais na eficiencia eletrica. 
O cacique Raoni (que está na foto acima) busca apoio de outras pessoas ao redor do mundo, como por exemplo em Paris, onde recebeu o apoio de mais de 100000 assinaturas por meio de uma ONG francesa, e até conquistou o titulo de cidadão honorário frances. Ele vem lutando contra esse projeto há anos, sempre buscando apoio de outros países. Para quem quiser saber mais sobre o cacique Raoni e noticias sobre sua luta acessem o blog dele aqui
As ultimas noticias dizem que a justiça do Pará conseguiu a paralisação temporária das obras da Belo Monte, mas não é algo permanente, porém um acordo temporario. 
Para quem quiser acessar o blog oficial da construção dessa usina clique aqui.
Nunca perderemos a fé de que esse projeto será cancelado. É preciso fazer os nossos politicos entenderem que estão governando 190.755.799 , e que todas essas pessoas tem direitos iguais. Visar um projeto da construção da "maior usina" do paíss só para aparecer nos jornais mundiais é puro egoísmo. È preciso procurar fazer o melhor para TODOS, sem excessão!

13 comentários:

  1. Oi Beatriz *-*

    Eu também sou contra. Eu acho que existem várias outras fontes de energia elétrica. O Brasil é um país TROPICAL... porque não utilizamos a energia solar... energia eólica... fontes renováveis de energia? Porque a gente tem que destruir a terra nativa de milhares de índios? Tá parecendo o começo da colonização brasileira: novamente milhares de índios sendo expulsos das próprias terras por homens brancos.

    Bjonas (:

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  2. Oiii seguindo !!
    segue de volta !!

    thegirlandboy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pois é, o livro me pareceu muito interessante mesmo!
    Já tinha ouvido falar nesse assunto, mas não sabia muito sobre, mas caso é realmente muito grave. Acho um tanto quanto injusto isso, afinal eles querem tirar lares, então, por direito eles deveriam dar novos lares para essa população, algo que os favoreça e faça bem, é o mínimo que eles podem fazer por essa gente.....
    bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Olha, por esse ponto que vai mudar e alterar muitas familias e especies eu também sou contra, se nao fosse simplesmente esse problema ia ser muito bom, ia gerar muitos empregos e movimentar mais a economia.

    Bj :*

    Tenha um ótimo final de semana.

    Gabriel
    www.uglymonster.sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  5. Eu assinei uma baixo-assinado pela Avaaz (sempre me manda e-mails sobre baixo-assinados dos mais diversos, ótimo site) contra a usina.
    Temos que cuidar, não somente da nossa natureza, mas da nossa população, da nossa cultura, principalmente a indígena...
    Pois é, tem vários subs... E confesso que amo todos *¬*
    Ainda não li o Cortiço..<.< (Que vergonha Thaynara, mas ok ok)
    Bjs e Bye o/

    http://avidadealguemanormal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse país é uma merda mesmo, fazem cada absurdo

    http://dezesseisamargos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A Claudia Leitte foi pro Rock in Rio porque ela quis. Eu acho que se ela aceitou ir para um evento que nem o Rock in Rio, fazendo parte de um gênero musical completamente diferente do que agrega o festival, ela tinha que estar preparada para vaias. Claudinha... quem tá na chuva é pra se molhar. Não achei correto as vaias, mas ela tem que lidar com isso.

    Eu gosto de misturas de gêneros musicais no Rock in Rio *-*

    Bjonas (:

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga!
    Td bem?
    Passando pra avisar que tem port novo lá no blog, se quiser conferir, bjs <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia.

    Tudo bem?

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas (:

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  10. O Brasil é uma graça só... Quer mostrar que é de 1º mundo para os de fora, enquanto os de dentro estão morrendo de fome e atolados na miséria.

    Eu também sou contra.
    Ótimo post.
    Beijo


    http://gabrielaalvescosta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz, passei só pra falar que tem post novo no meu blog, já que já comentei nesse post.

    Beijo, tenha uma ótima semana.

    Gabriel
    www.uglymonster.sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  12. Nossa, q tenso! Assunto complicado, eu não saberia direito ponderar os lados bom e ruim! Mas com certeza inundar toda essa terra é uma grande injustiça com os indios - e com as especies de animais que nem podem se defender, não?

    Obrigada pelo comentário lah no NCB! Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bia *-*

    Eu não achei legal o que fizeram com a Claudia Leitte, mas você não concorda que ela perdeu a razão ao chamar os roqueiros de nazistas?

    Casa mágica que se arruma sozinha? Ótima ideia tecnológica, haha.

    Bjonas (:

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir

Olá lindinhos e lindinhas! Por favor leiam o post primeiro, e então só depois comentem! Eu não respondo a comentarios não relacionados ao post, nem de propagandas, muito menos do tipo "to te seguindo, me segue?".